Nuriel – Release

Nuriel El N2017-01-16 22.27.22ur

Nuriel El Nur deu seus primeiros passos em Goiânia/GO em 1994 com Nilza de Moreira. A partir de 1995 teve contato com Lulu Sabongi, primeiro através do seu vídeo e depois em aulas, o que veio fortalecer ainda mais sua paixão pela dança e a busca pelos estudos.

  • Em 1997 devido ao seu trabalho como advogada, mudou-se para Natal/RN. Nesta cidade abdicou da sua formação, e deu início à fomentação do estudo da Dança Oriental, que em seguida expandiu-se para a Região Nordeste. Hoje divide sua carreira entre diversas atividades: bailarina internacional, professora, coreógrafa, estilista, produtora de eventos e administradora/proprietária da Tuareg – Kasa do Oriente, escola renomada da região, fundada em 1999.
  • Desde 2001 tem o Certificado de Qualidade em Dança do Ventre da Khan el Khalili. Em 2002 foi convidada para participar da gravação do vídeo didático de Lulu Sabongi tendo como tema Tacksim. Foi a primeira do Nordeste a fazer parte do quadro das bailarinas “Noites do Harém” ainda em 2006.
  • É filiada ao CREF10/PB- RN, Conselho Regional de Educação Física, mantendo sempre a preocupação com a saúde de quem a pratica. Possui o “Selo de Honra” de Lulu Sabongi. Contribuiu na formação e desenvolvimento de diversas bailarinas e professoras atuantes no mercado de Natal, Rio de Janeiro, interior de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Mossoró, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Boa Vista e em Lisboa, Portugal, que continuam se atualizando em aulas e workshops periódicos.
  • Recentemente retornou de uma temporada em Nova Iorque onde participou dos Festivais NYCairo e Cairo Khan NYC, apresentando-se e fazendo workshops com os principais profissionais da atualidade: Tito, Randa Kamel, Yousry Sharif, Wael Mansour, Gamal Seif, Ainda Nour, Saida, Mohammed Shahin, Nour dentre outros, em um total de 24 workshops e mais de 50 horas de aulas.
  • Em 2015 gravou seu primeiro DVD didático através da Revista Shimmie, tendo como tema o Shaaby e também foi capa regional da mesma revista representando o Rio Grande do Norte, ed. 28. E por isso recebeu o Prêmio Shimmie pelo fomento da Dança no RN.
  • Em 2013 e 2014 em Buenos Aires dividiu o palco com Samir Abut, Pablo Acosta, Mariel Sitka e Mònica Calderón, e ministrou workshop no evento Sublime e também no evento Egipto a Buenos Aires.
  • Em 2013 fez sua 3ª viagem ao Egito onde passou um mês e teve aulas com Raquia Hassan, Dandash e Yasmina. Fez participação especial na TV Egípcia Dela3 gravando 6 danças para o canal e ainda teve contato direto com a “Dança de rua egípcia” em diversas ocasiões. Também foi para a Europa em 2007, 2008 e 2010 (onde foi convidada junto com Nour, Yasser e Khaled Mahmoud do evento East Fest Lissabon), ministrando workshops e fazendo shows em Lisboa/Portugal e Genebra/Suíça.
  • Em seu currículo estão os principais Mestres Internacionais: Raquia Hassan, Soraia Zaied, Mahmoud Reda, Farida Fahmy, Aida Nour, Camélia, Khaled Mahmoud, Nour, Zahra, Tito, Hassan Afifi, Lulu Sabongi, Hadia, Jillina, Hossam Ramzy, Dina, Randa Kamel, Saida, Gamal Seif, Khaled Seif e ainda diversos mestres nacionais.
  • OBJETIVOS: Divulgar e ajudar a aprimorar a Dança do Ventre no Nordeste
  • Eventos promovidos: 1º ao 11º ENCONTRO NE DE DANÇA ORIENTAL e CARAVANA TUAREG.